sexta-feira, 24 de julho de 2009

A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA D’OESTE TEM 116 ANOS?



Existe um provérbio popular que diz ser necessário olhar para o passado para entender o presente. Tal adágio traduz um pouco da enorme paixão dos estudiosos do “ontem” por questões históricas. Embora seja possível afirmar que não só os estudiosos da história se interessam por ela, mas também toda pessoa que é verdadeiramente um cidadão.


O solo barbarense já testemunhou muitas façanhas e daqui saíram grandes nomes, o último deles, que é um orgulho para todos é o do campeão olímpico Cesar Cielo. Foi nesta localidade também que o primeiro automóvel brasileiro passou a ser fabricado.


No entanto nestas afirmações nada de novo existe, mas e se eu disser que a origem da Guarda Civil Municipal da nossa cidade está no final do século XIX, mais precisamente no ano de 1893? Você diria que já sabia?


A fim de transmitir a ideia da dimensão desta assertiva, menciono que ao ser reconhecida a origem acima citada a nossa instituição de Segurança Pública Municipal será a mais antiga Guarda Civil do país ao lado da existente na cidade de Recife-PE, que também foi criada no ano de 1893 com o nome de Guarda de Jardim. Mais uma vez a nossa comarca será referência, pois os homens daquela época idealizaram a Segurança Pública municipal.


Em pesquisa realizada no próprio site oficial da Prefeitura, foi localizada uma lei municipal (nº 7) de 23 de Maio de 1893, que criou na cidade de Santa Bárbara d’Oeste um batalhão com fim de garantir a manutenção da ordem pública e as instituições republicanas. Foi dado o nome de Guarda Cívica.


A citada lei está manuscrita como era a produção da época. Embora a caligrafia seja perfeita as palavras não foram facilmente decifradas. Todavia após transcrevê-la descobri que para ser guarda naquela época, conforme o artigo 2º era necessário ser voluntário e patriota, que equivale mais ou menos a dizer que era preciso ter um sentimento de devoção a nossa cidade.


Em homenagem a este espírito patriota acredito que devemos lembrar desta instituição de nascimento tão longínquo e transmitir este dado histórico aos nossos descendentes.


Atualmente o dia da Guarda Civil, segundo a lei municipal nº 2611/2001, deve ser comemorado todo ano no dia 03 de setembro, mas não consegui descobrir o porquê desta data. Que tal os nossos vereadores apresentarem um projeto para alterar a comemoração para o dia 23 de Maio?

A segurança pública é uma responsabilidade de todos. É palpável a preocupação da sociedade civil organizada com o tema. A melhora depende de muitos fatores, inclusive do prestígio prestado as instituições e aos seus integrantes. Façamos nossa parte.


Como cidadão barbarense fico feliz por ter em minha cidade a Guarda Civil Municipal mais antiga do país. Já na qualidade de integrante desta instituição me sinto gratificado por estar levando a discussão a público e poder prestar minha colaboração na divulgação deste dado histórico.

Um comentário:

Obrigado. Fica com Deus.