segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

CAMPEONATO DE UNO





Ah! Tempo bom o tempo de criança! Quanto brincar disso e daquilo outro. Mas, de repente nos vimos adultos, sem tempo, sem interesse e com pouca disposição para continuarmos trocando minutos "preciosos" de qualquer coisa com a prática de atividades lúdicas. É como se tudo isso tivesse se tornado monótono e sem graça. Pensamos: “não somos crianças agora somos adultos”.

Passam-se mais alguns anos, começam a chegar os sobrinhos, os filhos e os coleguinhas destes e você começa novamente se interessar por jogos. Daí, redescobrimos que muitos jogos da infância e tantos outros novos ainda são passatempos maravilhosos e uma grande forma de integração.

Nesse momento você volta a ser uma criança. Disputa e trava verdadeiras guerras com os infantes e pensa no quanto é saudável durante uma festa ou em um simples almoço conseguir reunir crianças e adultos numa mesa e poder simplesmente brincar. Com a nossa maturidade o importante não é o resultado, mas sim os bons momentos juntos que passamos.

Pensando nisso eu e mais nove pessoas, todos da família, resolvemos fazer um campeonato de UNO. Começamos nesse ano e a expectativa e terminar somente no meio do ano que vem.

O UNO é um jogo de cartas de fácil assimilação, combina cor, números e curingas. Segundo pesquisas na internet o UNO foi criado em 1969 por Merle Robbins com a juda de familiares e atualmente é o jogo de cartas mais vendido no mundo. É vendido pela Mattel, empresa que também fabrica e vende carrinhos Hot Wheels & Matchbox, bonecas Barbie & Polly e bonecos Max Steel.

O legal é que o nosso campeonato vai ser disputado em quatro sedes, a saber; minha casa, as casas dos meus irmãos Alessandro e Carlos, bem como a casa da sogra do meu irmão Alessandro, a casa da Dona Antonia. Combinamos, que independente da correria do cotidiano nos encontraremos uma vez na semana para jogar uma horinha de UNO. Cada dia em uma casa. As crianças estão eufóricas.

A cada dia de jogo os participantes depositam um real no cofrinho, devidamente selado com fita adesiva. Os pontos são computados somando as cartas que sobraram nas mãos de cada jogador e creditando-os ao jogador que venceu a rodada. O cofre "viaja" de sede em sede.

O começo da brincadeira foi no domingo, dia 20 de dezembro. Após três rodadas já temos: Daniela (foto) em primeiro com 412 pontos, seguida da dupla mirim Ysadora e Giovanna, empatadas com 315 pontos. Seguem com zero ponto: eu, a Marina, o Gabriel, o Carlos, a Janaína, a Dona Antonia e o Alessandro. O grande ganhador terá que fazer dois mil pontos.

O próximo dia de jogatina será no Natal, mais meia hora de disputa, antes do amigo secreto e também do amigo da onça, tradição na família.

No final do campeonato todos teremos ganhado. Mas o grande vencedor terá ganhado além da diversão o cofre. Que tal?

4 comentários:

  1. Muito bom Eliel. Acho que esse campeonato vai ser muito legal, pois com certeza iremos passar muitos momentos alegres juntos, nos divertindo. Acho que não são só as crianças que estão eufóricas, nós também, pois foi muito gostoso e com certeza vai ficar cada vez mais interessante esse campeonato. Esse é só o primeiro campeonato, espero que depois continuemos para passarmos bons momentos em família e nos divertindo também.
    Você escreveu muito bem! Parabéns.
    Janaina.

    ResponderExcluir
  2. Tio Eliel, eu achei muiiiiiiiiito legal esse campeonato, espero levar o cofre para casa.Espero que todos se divirtam muiiiiiiiiito.
    Giovanna.

    ResponderExcluir
  3. Tio Eliel, no domingo passado, eu adorei muiiiito toda a brincadeira, também gostei que eu e aminha prima Giovanna ganhamos uma vez cada e estamos empatadas com 315 pontos.
    Espero que você também ganhe e faça alguns pontinhos...
    sua querida sobrinha,
    Ysadora Miranda

    ResponderExcluir
  4. Olá, que tal fazermos um campeonato de UNO novamente?

    ResponderExcluir

Obrigado. Fica com Deus.