sábado, 3 de setembro de 2011

Dia do Guarda Civil Municipal de Santa bárbara d'Oeste

A Guarda Civil Municipal é uma instituição de Segurança Pública. Tal instituição tem peculiaridades que auxiliam no seu trabalho diário. Os Guardas Civis Municipais conhecem o solo barbarense, poucos residem em outras localidades e a maioria nasceu na cidade. Além do profissionalismo tem carinho pela cidade e pelos cidadãos.


A lei municipal n° 2611 de 2001 instituiu o dia 03 de setembro como Dia do Guarda Civil Municipal. O artigo 2° da citada lei menciona que é obrigação da Prefeitura Municipal realizar evento para elevar a admiração e o respeito da comunidade barbarense pelos relevantes serviços prestados pelos patrulheiros.


Nesse dia 03 de setembro será realizado grande evento na SESETRAN, na Rua Curitiba n° 259, no Jardim Pérola. Toda a comunidade está convidada para participar, pois haverá atrações para o público adulto e para as crianças.


O grande presente para os Guardas Civis Municipais será entregue pelo prefeito municipal Dr Mário Heins, às 10 horas. O chefe do executivo fará a entrega de seis viaturas e duas motocicletas, todos esses veículos adquiridos com recursos do município.


As dificuldades na área da segurança são imensas, mas o ânimo dos Guardas Civis Municipais é imenso. Ao lado de policiais militares esses valentes homens e mulheres da Guarda Civil Municipal protegem e garantem mais qualidade de vida às pessoas.


É preciso dizer que o Guarda Civil Municipal desempenha uma função de ajuda. É chamado quando outros estão em desespero, em dificuldades e sendo lesados em seus direitos, daí o contorno importante que ganha suas ações.


Observam-se grandes mudanças nos últimos anos na Segurança Pública e que a Guarda Civil Municipal barbarense vem há muito tempo sendo eficiente. Os problemas, os detalhes e os equívocos ainda acontecem, mas devemos olhar e aplaudir os acertos.


Com o advento da Constituição Federal de 1988 as Guardas Civis Municipais foram autorizadas a nascerem. Porém, já existiam há muito tempo, com nomes diferentes. Ouso a dizer que a nossa Guarda Civil Municipal é de 1893, quando no dia 23 de maio foi instituída a Guarda Cívica para atuar na Segurança Municipal.


Hoje temos figuras emblemáticas que simbolizam épocas mais remota da Guarda Civil Municipal. Foram guardas de quarteirão, guardas noturnos e tiveram outras denominações, mas todos tinham o mesmo objetivo; prestar segurança, velar o sono, a tranqüilidade e a paz pública.


A atual Guarda Civil Municipal foi criada no dia 26 de março de 1996, pela lei n° 2189. Foi regulamentada em janeiro de 1997, através do Decreto Lei n° 2917. A Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil foi criada em 1999 pela lei 2437, no dia 31 de agosto de 1999.


Hoje o que existe é a materialização dos esforços de muitos, mas principalmente dos próprios servidores públicos da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, que possuem um grande carinho por suas funções.


Nesse dia do Guarda Civil Municipal parabenizo a todos que desempenham honrosamente suas funções. Agradeço também a população que confia em nossos trabalhos e entende nossas limitações, inclusive as legais. A Guarda Civil Municipal junto com a comunidade é mais forte e pontual.


Finalizo mencionando uma frase que foi elaborada pelos próprios Guardas Civis Municipais; “somos mortais pela incapacidade de perseverar e imortais pelas ações que fazem sonhos se tornarem realidades”. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Fica com Deus.