sábado, 31 de dezembro de 2011

Uma reflexão e uma esperança


O ano de 2011 foi ótimo. A beleza de terminar um ano e começar o outro é a pausa, a reflexão e a bênção da gratidão. Tudo vai começar de novo, mas existirão momentos em 2012 que nos surpreenderão; e muito...

Pode ser que em 2011, ano que agora agoniza no leito da história, você tenha experimentado frustrações, separações, dores emocionais e tédio, porém dificilmente você não sorriu, nem teve conquistas. A vida é uma linda parábola.

Quando olhamos para este ano e outros que já estão esquecidos, lembramos do bem que recebemos, do amor que tivemos e dos momentos ímpares que permearam as nossas existências.

Deus foi e ainda é excelente conosco. A incapacidade de ver o bem que recebemos diariamente é uma tremenda perda de oportunidade. O trabalho, a família, a saúde, a paz, a esperança, os sonhos, as conquistas, os abraços e os sorrisos são bens que o Criador nos concedeu. Pode ser que lhe falte algo, mas existem outras tantas coisas que compensam.

É preciso que conheçamos os nossos limites e possibilidades e que possamos encontrar nosso equilíbrio. A vida é um contrato de risco, segundo o escritor Augusto Cury, pois precisamos enfrentar os desafios, e não fugir deles. Basta ter fé, e no ano de 2012 tudo dará certo.

O filósofo Sêneca dizia: “Qualquer mal perde a sua pungência, quando visto pelo prisma da aceitação”. Ele ainda ensinou a alcançarmos a felicidade pessoal, dizendo que “bastava acomodar-se à própria condição e fazer dos limites pessoais a fonte perene de conforto”.

Buscamos e desejamos manter no novo ano a paz de espírito, a paz com os amigos, com a consciência e com o mundo. É necessário para isso que passemos a tratar os outros como gostamos de ser tratados. Essa lição é a de Jesus. Devemos ter amor para com os outros.

Desejo que em 2012 Santa Bárbara tenha muitas conquistas, que o povo continue sendo amigo e hospitaleiro, fazendo jus ao apelido de “terra da amizade”. Desejo a todos daqui e de outras cidades um ano cheio de esperança.

Por fim, deixo um verso do livro de Eclesiastes, Cap. 09, verso 11: “Não é o mais veloz que ganha a corrida, nem é o mais forte que vence na batalha. O pão não é para os mais sábios, nem a riqueza para os mais inteligentes, nem o favor para os mais cultos, porque tudo depende do tempo e do acaso”. Feliz 2012, onde estarão todas as oportunidades, bênçãos e a felicidade que cada um merece. Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Fica com Deus.