Protetor e Amigo

23:10:00


As Guardas Civis Municipais são instituições que prezam pela educação dos seus membros e que se fortalecem a cada dia em decorrência do bom trabalho que prestam. A exemplo de outras cidades a Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d'Oeste é muito atuante, sendo que seus membros estão sempre dispostos a trabalharem para alcançarem o objetivo de qualquer órgão de segurança pública, que é assegurar a paz.

A história das Guardas Municipais é antiga datando a gênese desta instituição de 1808, coincidindo com a vinda da família Real Portuguesa ao Brasil, pois com a chegada dos ilustres nobres surgiu à necessidade de proteger Suas Excelências de quaisquer espécies de infortúnio que pudessem ocorrer na comarca e para tanto foi criada a Guarda Real.

É fato que os registros da humanidade relatam que todos os avanços alcançados sejam no campo político ou no científico foram produtos de lutas, onde pessoas com ideais bem definidos se tornaram heróis.

As Guardas Civis Municipais também tem o seu herói, uma pessoa cujo objetivo de vida era límpido e cristalino, que se resumia em ver as Guardas Civis Municipais do Brasil como órgãos plenos de Segurança Pública com uma legislação própria e eficiente e com larga proteção jurídica às ações de seus Patrulheiros.

Doutor Zair Sturaro era essa pessoa, inteligente e capaz, conjugava larga experiência prática com refino teórico e estava há mais vinte anos na luta por melhores condições de trabalho para as Guardas Civis Municipais do Brasil.

As conquistas nestes anos de caminhadas foram inúmeras, mas uma ficou mais patente nas homenagens que recebeu, as palavras estampadas nos símbolos expostos nas fardas de diversas Guardas Civis Municipais da região de Campinas: PATRULHEIRO PROTETOR E AMIGO.

Imbuído de um desejo de padronização o Dr Zair Sturaro criou a frase nos idos da década de 80, sendo que após passar pela direção de diversas Guardas Civis Municipais conseguiu inserir, em seus uniformes, palavras tão importantes para a compreensão destas instituições.

O féretro do Dr. Zair Sturaro foi acompanhado pelas Guardas Civis Municipais de Piracicaba, Limeira, Americana, Araras, Capivari, Sumaré, Nova Odessa, Paulínia, Santa Bárbara d'Oeste e por outras, sem mencionar as viaturas da Polícia Militar, que estiveram presentes, inclusive com o Corpo de Bombeiros.
O féretro saiu de Santa Bárbara d'Oeste com destino à Americana. Pelos locais que passou chamou a atenção pela frase estampada nas viaturas das Guardas Civis Municipais: PATRULHEIRO PROTETOR E AMIGO.

Doutor Zair Sturaro conseguiu colocar às Guardas Civis Municipais em evidência, tanto que o próprio Plano Nacional de Segurança Pública menciona a importância destas instituições de Segurança para a repressão ao crime.

Doutor Zair Sturaro, foi PATRULHEIRO PROTETOR E AMIGO, cumpriu sua parte com mérito e bravura. Foi homenageado em vida por diversas entidades e por inúmeras pessoas. Nos seus últimos momentos, sobre a face desta terra, passou carregado por Patrulheiros em um corredor formado por Patrulheiros, que o cumprimentaram pela última vez com continência.

A padronização das Guardas Civis Municipais que ele tanto desejava em vida foi vista em volta de sua última morada. Naquele momento, enquanto seu féretro descia a terra fria, sob o som da marcha fúnebre, uma onda azul marinho, consternada, representava a instituição GUARDA CIVIL MUNICIPAL dando adeus ao seu Comandante, não se distinguia a quais cidades pertenciam os Patrulheiros, pois se via em todo fardamento a frase: PATRULHEIRO PROTETOR E AMIGO.

Encerrado os serviços, cada Patrulheiro se despediu dos seus irmãos de farda, voltando cada qual a sua cidade de origem, sob forte chuva, que mais parecia um ato de agradecimento do que um fenômeno natural.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

2 comentários

  1. CAMARADA SOU DO BLOG AMIGOS DA GUARDA CIVIL VOU COLOCAR UM LINK SEU NO MEU BLOG,FIQUEI TRISTE AO CONHECER SEU BLOG FOI HOJE PELA NOTICIA DO DR STURARO EU FUI GM DE ARARAS DE 1999 A 2002 DE 2002 A 20009 SANTO ANDRE´
    TIVE PALESTRAS COM ELE EM 2001 EM ARARAS NA ÉPOCA FIQUEI ABISMADO COM A QUALIDADE EM 2006 TIVEMSOS EM SANTO ANDRÉ O MVH MOVIMENTO DE VALORIZAÇÃO DA GUARDA E ELE ESTEVE PRESENTE NOVAMENTE PILHAS DE DOCUMENTO ELE TROUXE E UMA PALESTRA COM QUALIDADE O ANO PASSADO NÃO SOUBE DE SUA MORTE HOJE FIQUEI ABISMADO QUE DEUS O TENHO.http://amigosdaguardacivil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi. PRAZER EM CONHCÊ-LO. Então eu acompanhei a luta do Sturaro contra o câncer. Levei ele para fazer radioterapia e conversei muito com esta figura ímpar. Foi uma grande perda para a nossa causa. Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado. Fica com Deus.

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Acreditar

Acreditar