domingo, 6 de dezembro de 2009

POLÍTICOS EM MARTE


Desculpe, mas você sabe o que é verborragia? Ainda que você não saiba, caso tenha assistido ou lido os jornais nas últimas semanas, você viu muita, principalmente vinda dos políticos do Distrito Federal, que tentaram sem sucesso e de maneira circense explicar suas aparições em “filmes caseiros” que exibiram seus rostos redondos, saudáveis, sorrindo, fazendo troça, enquanto suas mãos ligeiras e sorrateiras recebiam belas somas de dinheiro, que imediatamente desapareciam em suas bolsas, bolsos, cuecas e meias.

As imagens são desconcertantes, angustiantes e avilta todos os brasileiros, que foram caçoados e usados como exemplos a não serem seguidos no mundo todo. Essas imagens rapidamente ganharam a mídia internacional.

Porém, bem pior foram as explicações dadas pelos nossos representantes. Ah! Quanta desonestidade! Até a pior espécie de larápio confessa quando vê que os fatos depõem contra ele. Mas nossas “excelências” do parlamento se arvoraram em auras de santidade e falaram como se até vítimas fossem. É muito descaso com a nossa capacidade de discernimento.

Enquanto estes criminosos travestidos de políticos desfilam com pares de bons advogados exibindo ternos bem cortados e cheios de trejeitos de pessoas de bem, fico a pensar em todos que foram lesados, prejudicados com suas ações e concluo que não há como dimensionar o prejuízo causado, mas é interessante investigar a mente destes sujeitos com qualidades morais duvidosas. Será que acreditam mesmo que sempre sairão incólumes?

O crime para estes “senhores” compensou, foi desejado e planejado. Os riscos depois de calculados restaram mínimos e altamente positivos. Sabiam da dificuldade de serem pegos, da morosidade da Justiça, ante aos inúmeros recursos possíveis e sabiam, sobretudo, que a cadeia jamais os aguardaria. É claro que se esqueceram da possibilidade de ter um “Judas”, que poderia entregá-los, não por moedas, mas sim para safar-se da “forca”. Que ironia!

O pior é que estes conchavos não são exclusividades da capital do Brasil, acontece no país todo. O pior é o grau de importância de suas funções, pois legislam, liberam verbas paras as obras sociais, emergenciais, votam projetos de interesse coletivo e interferem no nosso cotidiano. A saúde, a educação e a segurança pública dependem destes “nobres” “cidadãos”. O que podemos fazer só com a razão?

A verborragia é a abundância de palavras com poucas ideias. Eu não tenho dúvidas de que quase todas as explicações dadas por políticos envolvidos nos últimos escândalos de propinas, corrupção e desvio de dinheiro público é pura verborragia.

Finalizando, é uma pena que a verborragia de políticos ocupe o lugar das boas discussões na mídia, além de dar visibilidade e prestígio para pessoas parvas em jornais, revistas e em horários nobres de grandes canais de televisão. Estas pessoas são um desserviço não só para a democracia e para a nação brasileira, mas para toda humanidade, deveriam ser “despejadas” do planeta Terra. Será que Marte não tem um plano habitacional para os nossos políticos corruptos? Dinheiro para mandá-los para lá não será problema, poderemos fazer uma ação entre amigos. Que tal? Se for por uma boa causa eu cedo as minhas pobres economias.

Um comentário:

  1. Que lindo o novo visual do blog!
    Como sempre inovando...
    Agora, queremos a nova história. Rs.
    Abraços.
    H.A.S.

    ResponderExcluir

Obrigado. Fica com Deus.