domingo, 14 de agosto de 2011

Pai



Aos que foram pais pelo fator biológico ou pela bondade altruísta da adoção, parabéns. Mas, este texto será para os que não foram pais de filhos. Porém, de alguma forma exerceram a paternidade ao cuidar de alguém.


O homem não é menos homem ao não ter filhos. Acredito que o homem que não é pai, no sentido mais conhecido da paternidade, é tão somente um seguidor de uma verdade, que contradiz outra verdade contraditória. Eles seguiram trajetórias que não foram às convencionais.


Alguns homens não pais receberam olhares espantados ao informarem na velhice que não tiveram filhos. Outros tantos foram alvos de riso, ligaram a sua não paternidade a uma disfunção qualquer, muitos foram desprezados e colocados para fora de grupos estereotipados.


Cuidamos menos da liberdade de viver, de se relacionar, de inovar na privacidade do “correto” e passamos a enaltecer apenas o que já está consagrado.


O pai é um benfeitor e nesse quesito até os homens maus foram pais. As campanhas publicitárias, a "ideologia" que vende, excluiu uma multidão de homens, que não são cumprimentados no dia dos pais.


Assim a todos os homens benfeitores da sociedade, feliz dia dos Pais. Que todos continuem sendo pontuais trabalhadores na construção de uma sociedade melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Fica com Deus.