domingo, 21 de outubro de 2012

A capacidade de cada um



É uma “verdade bíblica”, que tudo aquilo que se pede com fé, se alcança. Esta afirmação é uma paráfrase do livro de Hebreus, capítulo 11, verso primeiro, que diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.”

O homem sonha e pode realizar tudo o que desejar, basta trabalhar e acreditar. A vida poderia até chamar oportunidade, pois é isto que representa a nossa existência. Todos os dias, anos e décadas em que estivermos respirando, com saúde e no juízo perfeito, estaremos aptos a realizar nossos ideais, metas e planos.

A história do ser humano é uma parábola. Existem ápices, mas sempre haverá momentos de declínio. Porém, sempre é possível ajustar o foco e seguir feliz. A capacidade de se reprogramar é valiosa. Nenhum homem terá seu sonho rasgado por outro, salvo se ele mesmo deixar de acreditar, de ter fé e amainar o fogo da paixão pela vida.

A inteligência é sagacidade da alma. Há tantas possibilidades neste mundo de Deus, que todos podem experimentar o que a vaidade lhe indicar como prazeroso, recompensador, necessário, balsâmico e revigorante.

Os caminhos, as fórmulas e as magias para a importância pessoal são receitas individuais, próprias e indivisíveis. O sentimento não pode ser transferido por osmose, nem tampouco, pode o sucesso ser alcançado pelas pegadas daquele que alcançou a fama, o reconhecimento ou a efêmera glória.

A espiritualidade, a religiosidade e a paz imperturbável são elementos de uma santidade, que pode até não ser alcançada, mas a alegria de existir, de realizar, de trazer mais luz para os amigos, familiares e até para desconhecidos pode ser possível, basta saber qual ilusão escolher.

A capacidade de cada um é infinita, o cérebro humano é uma terra fértil para qualquer ousadia. A biografia de gênios relata o esforço que eles tiveram, as dificuldades que encontraram e o quão humanos eles eram, até porque já morreram.

É preciso entender que no próximo minuto o ônibus vai passar no ponto, caso você não esteja lá ele irá partir sem você. No próximo segundo uma vaga de emprego será aberta, mas se você não tiver registrado o seu currículo, eles não saberão da sua existência. A vida é um conto ligeiro, mas todos nós temos capacidade para ser o que quisermos; basta buscar a serenidade para traçar  “o como fazer” para ter a benção que deseja possuir.

A Bíblia Sagrada, o Alcorão, o Talmude, o Neviim, o Evangelho Segundo o Espiritismo, o Toráh, o Ketuvim dentre outros são escritos importantes para a humanidade, mas podem ser bastante resumidos em pequenos mandamentos, como Jesus mesmo disse: “faça o bem sem olhar a quem”. Viver em paz é aceitar e trabalhar pelo melhor para si mesmo e para o próximo.

A vida sempre dará certo, basta acreditar. Podemos ser o que quisermos, fazer o que bem entendermos, mas sempre ajustado com a nossa percepção do melhor, com a sabedoria de Deus e com a energia eterna do amor.

Enfim, o dia do adeus chegará e com ele o epílogo das nossas histórias que, com certeza terão valido a pena pelas amizades conquistadas, pelos amores vividos e pelas vitórias alcançadas. No último suspiro os erros não importarão e os arrependimentos estarão para todo o sempre apagados. Só a paz importará.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Fica com Deus.